Mensagens

 

O QUE É FÉ ?

 

Fé é a crença em algo que não pode ser visto, tocado ou provado. Na Bíblia, a fé descreve a crença em Deus.

DEFINIÇÃO DE FÉ

No Velho e no Novo Testamento, a fé tem muitos significados. Pode significar simples confiança em Deus ou na Palavra de Deus, mas pode também significar ativa obediência a Deus.

A fé também pode ser expressa pela recitação de credos verbais, tais como o Credo do Apóstolo ou o Credo Nicene, que muitas igrejas recitam semanalmente durante o culto. Assim, a fé significa todas as crenças que compõem o cristianismo - "a verdade". Em Colossenses 2:7, a palavra é usada para significar algo que os cristãos aceitaram e tentam destacar em suas vidas. Em II Timóteo 4:7, Paulo se descreve como alguém que "guardou a fé".

FÉ NO VELHO TESTAMENTO

O Velho Testamento descreve fé como uma crença contínua no Deus de Israel e na aliança que Ele fez com Israel. O Velho Testamento, começando com a história de Abraão, conta como a aliança foi feita e mantida. Deus sustentou e protegeu Israel desde o princípio e libertou os israelitas da escravidão no Egito. Em retorno, o povo obedeceu a Deus sem vê-lo e isto estabeleceu o modelo para fidelidade no Velho Testamento. Abraão deixou sua terra natal para ir para um território desconhecido. O povo de Israel seguiu a Deus fora do Egito em direção a uma terra que não podia ver. A promessa de Deus lhe deu coragem para possuir a terra que lhe fora prometida. A aliança de Abraão foi confirmada com o povo de Israel pela aspersão de sangue (Êxodo 24:6-7). Toda a nação, como um grupo, recebeu ordem de mostrar sua fé em Deus obedecendo a Seus mandamentos.

A poesia do Velho Testamento, bem como os escritos de profetas como Isaías e Jeremias, também falam de fé. Repetidamente, os autores dos Salmos exprimem sua fé na proteção de Deus , mesmo em tempos difíceis. Habacuque

destaca que "o justo viverá pela sua fé" (Habacuque 2:4). Enquanto no início do Velho Testamento - Gênesis, Êxodo e outros livros tratam da história de Israel - frequentemente se aborde a fé demonstrada por nações inteiras ou grupos de pessoas, os últimos livros falam das maneiras como as pessoas podem demonstrar sua fé através de ações individuais.

 

FÉ NO NOVO TESTAMENTO

Se o Velho Testamento enfatiza a fidelidade de Deus para com os homens, o Novo Testamento dá mais atenção à fé que os homens podem demonstrar quando ouvem e creem na palavra de Deus.

 

MATEUS, MARCOS E LUCAS

Os Evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas sempre usam a palavra "fé" sem dizer em que aquela pessoa teve fé :"Se tiverdes fé como um grão de mostarda" (Mateus 17:20); "Vendo-lhes (Jesus) a fé" (Marcos 2:5); "A tua fé te salvou"(Lucas 7:50). A obra de Jesus e suas palavras possibilitavam a fé. A questão não é se a fé está em Jesus ou no Pai; devemos ter fé em ambos.

Os Evangelhos relatam que algumas vezes pessoas pediram a Jesus que fizesse um milagre para provar que Ele era o Messias; Ele recusou muitos desses pedidos (Mateus 12:38-39; 16:1-4). Ele quer que as pessoas confiem apenas na sua palavra, sem apoios ou demonstrações de poder. A Palavra de Jesus ordena que nos rendamos para nos comprometermos com ela; isto se constitui um problema para o orgulhoso e para o poderoso.

De fato, Mateus, Marcos e Lucas mostram que só podemos ver o poder de Deus se tivermos fé - de nenhuma outra maneira. A fé pode mover montanhas, curar o doente e é o meio de entrada no reino. Ela pode ser mesclada com dúvida, como o pai que buscava cura para seu filho (Eu creio! Ajuda-me na minha falta de fé" (Marcos 9:24), ou como João Batista na prisão, que Jesus disse ter sido o maior homem nascido de mulher mesmo depois de ter duvidado de Jesus (Mateus 11:2-15).

 

Paullo Sérgio